REGISTRADA SOB O Nº 132773, NO LIVRO A, EM 02/04/2012, NO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS
(JERO OLIVA) JOSÉ NADI NERI - OFICIAL - CNPJ: 12.592.177/0001-03
NOSSO ENDEREÇO: RUA ALÉM PARAIBA 151 - LOJA 2 - BAIRRO BONFIM
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - CEP: 30.210-150 - TEL (31) 3422-6953

quarta-feira, 25 de abril de 2012


ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DO BRASIL

O ESTANDARTE

            O LIVRO: símbolo do conhecimento que pode levar à sabedoria, com as suas leis, morais e espirituais.
                O TEOREMA DE PITÁGORAS: Considerado um dos mais importantes teoremas da Matemática, foi desenvolvido por Pitágoras (580-500 a.c) de Samos, uma ilha pequena próxima à região da Jônia (parte asiática das colônias gregas), filósofo grego, fundador da mística escola Pitagórica. O seu enunciado: “em todo e qualquer triângulo retângulo o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos”.
                Pitágoras é classificado na história como um pré-socrático por também atribuir um princípio que origina toda a realidade. Sua escola desenvolveu uma linha de pensamento que se estendeu de Filolau, Árquitas e Platão até Galileu, Giordano Bruno, Leibniz, Kepler e Newton: a de que a realidade é composta por números.
                O Teorema não se restringiu somente ao triângulo retângulo, de acordo com estudos da época, eram conhecidos os números inteiros e as frações, sendo através das aplicações do Teorema iniciado o estudo dos números irracionais.
                Com as Teorias de Pitágoras, criou-se a teoria da reencarnação cíclica, da qual a religião espírita é seguidora, bem como, a budista é semelhante. Apesar do pensamento pitagórico se assemelhar a uma síntese entre filosofia e religião, a purificação das expiações da alma em seus ciclos reencarnatórios era realizada a partir da busca do conhecimento da verdade.
                A maçonaria, da qual fizeram parte grandes pensadores (como Leonardo Da Vinci), que usavam o conhecimento matemático para descrever e construir a realidade do mundo permanece crente na Unidade que originava todo o universo, Unidade a qual atribuímos à divindade, sendo, portanto a clássica categorização de Deus-Uno (fundamento do monoteísmo, ou seja, que Deus é um só), a quem denominamos de Grande Arquiteto do Universo.
                O ESQUADRO, O COMPASSO E A LETRA “G”: o esquadro representa a matéria, com as suas leis morais e as virtudes cardeais.
                O compasso representa as leis espirituais, e as virtudes teologais.
                A letra “G” é o símbolo da gnose, geômetra, o nome divino de Deus nas principais línguas.
                A PENA E O TINTEIRO: símbolos utilizados para a escrita e perpetuação do conhecimento.
                Os três símbolos formam um triângulo com a ponta para baixo representando um cálice, para o recebimento de dádivas e conhecimento.  
                AS BANDEIRAS DO BRASIL, DE MINAS E DE BELO HORIZONTE: formam um triângulo com a ponta para cima, são os símbolos maiores da pátria, do estado e da cidade, cada um deles, com um rico simbolismo próprio.
                O TRIÂNGULO CENTRAL COM O OLHO QUE TUDO VÊ: representa a onisciência, onipotência e onipresença do Grande Arquiteto do Universo.
                A ESTRUTURA TOTAL: forma uma estrela de seis pontas e um ponto central, representando o signo de Salomão (rei considerado como o mais sábio dos seres humanos).
                O CÍRCULO: com o nome da Academia, representa que a busca da verdade e do conhecimento para se obter a sabedoria é infinito.

Pedro Neves
Membro Fundador Efetivo
Cadastro: FEF – 0001 - ABH




Nenhum comentário:

Postar um comentário